Resistências
Xploit
A TVDrone e a Actantes produziram o XPLOIT, documentário denúncia do estado da liberdade da Internet no Brasil. Vale assistir!

Por que eles podem mexer no nosso rio sem avisar?
Em ofício, Munduruku do rio Teles Pires cobram cumprimento de promessas. Desde o movimento de ocupação, feito no último mês de julho, representantes das empresas hidrelétricas e do governo ignoram solicitações dos indígenas.

Financiamento Coletivo: Projeto Travessia
Apoie esse projeto de capacitação de jovens sobre questões relativas ao direito à cidade e à mobilidade urbana, para a construção de uma cidade mais democrática e sustentável. O projeto vai ser desenvolvido na cidade de Cascavel – PR.

O corpo das mulheres no campo de batalha digital: intercâmbio de informações e redes de solidariedade na América Latina (em inglês)

Notícias, Artigos e Análises
Quem leva seus filhos para passear na internet? O Chupadados!
Como redes sociais, apps e jogos infantis usam dados para vigiar, manipular e transformar crianças em pequenas consumidoras antes que elas possam se dar conta disso.

A farra dos verbetes
Como as redes do governo são usadas para omitir menções de políticos à corrupção na Wikipédia

Site do MBL estava explorando seu computador sem você saber
Site Jornalivre minerava criptomoedas às custas do processador das máquinas dos visitantes

Projeto de lei quer garantir acesso irrestrito a dados de cidadãos para policiais militares
Um projeto de lei que garante a policiais militares o acesso irrestrito a dados pessoais de qualquer cidadão brasileiro foi incluído na pauta de votações da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. De autoria do deputado Alberto Fraga (DEM-DF), coronel reformado da Polícia Militar do Distrito Federal, o PL 4893/2016 já passou pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara e tramita em caráter conclusivo na CCJ.

Facebook, Twitter e Google se envolveram na campanha de Trump
Guru digital do presidente admite ter contado com o apoio de funcionários das empresas em sua equipe

Quanto vale o desconto?
A cena é comum: Você vai em uma farmácia e seja qual for sua compra, surge a pergunta: “Qual o seu CPF?”. Tentados por descontos oferecidos, geralmente oferecemos nossa identidade sem maiores preocupações. O mesmo acontece com aplicativos de desconto em supermercados.

Assuma o controle da sua sombra digital:  Rastro deixado na internet inclui de nome da mãe a preferências amorosas
“Estudo feito pela empresa de cibersegurança Cipher em setembro vasculhou a internet por “pegadas digitais” de profissionais ligados à segurança da informação –ou seja, pessoas que não são leigas no assunto.  Foram encontrados CPF, data de nascimento, telefone e renda de todos eles. Da maioria (94%) também constavam nome da mãe, endereço e e-mail.  Outro problema: uma vez online, é muito difícil remover a informação. “A internet tem uma memória ilimitada”, alerta Wolmer Godoi, diretor de cibersegurança da Cipher.”

Censura e perseguição contra ativistas digitais
No começo de 2017, 10 ativistas foram presos na Turquia e acusados de terrorismo. Eles estavam ministrando oficinas de segurança digital e havia uma “testemunha” na oficina, que alegou que práticas ilegais eram ditas durante o processo. Além disso, um deles foi preso por usar mensageiro criptografado! Eles ainda estão aguardando julgamento.

A partir de hoje (17.10.17) não existe mais rede wifi segura (Já tem atualização de segurança para Debian/Ubuntu/Windows)
Foi divulgada uma falha no protocolo mais seguros para conexões wifi, o WPA2. O nome dado a falha é KRACK. “Um atacante pode interceptar a comunicação entre roteador e um dispositivo conectado e capturar todo o tráfego de informações entre os dois pontos de conexão. (…) Na demonstração do ataque, o especialista explica que primeiramente cria-se um clone da rede, e nesta nova sessão é possível manipular as autenticações com as máquinas que se conectam à rede. O segundo passo é garantir que as vítimas acessem a internet através da rede clonada; quando a pessoa tentar se conectar à rede verdadeira ela será redirecionada para a rede clonada, deixando o atacante em uma posição que permite que ele capture todo o tráfego.”

BlackMirror é a China
O grande encontro do Big Data com o Big Brother à medida que a China se move para avaliar seus cidadãos: governo chinês planeja lançar seu Sistema de Crédito Social em 2020. O objetivo? Para julgar a confiabilidade – ou não – de seus 1,3 bilhões de habitantes. (inglês)

“Imagine um mundo em que muitas de suas atividades diárias fossem constantemente monitoradas e avaliadas: o que você compra nas lojas físicas e on-line; onde você está em um determinado momento; quem são seus amigos e como você interage com eles; quantas horas você gasta assistindo conteúdo ou jogando videogames; e quais contas e impostos você paga (ou não). Não é difícil de imaginar, porque a maior parte disso já acontece, graças a todos aqueles gigantes de coleta de dados como Google, Facebook e Instagram ou aplicativos de rastreamento como o Fitbit. Mas agora imagine um sistema onde todos esses comportamentos são classificados como positivos ou negativos e destilados em um único número, de acordo com as regras estabelecidas pelo governo. Isso criaria sua pontuação do cidadão, classificando você como confiável ou não. Além disso, sua classificação seria disponibilizada publicamente em conjunto com a de toda a população, e usada para determinar sua elegibilidade para uma hipoteca ou um emprego, onde seus filhos podem ir à escola – ou suas chances de obter um encontro amoroso.”

 

 

Guias e Ferramentas
Em busca de um serviço de email alternativo ao Gmail? (em inglês)
Tutanota, Protonmail ou MailFence?

Chamadas e Eventos
Internet Freedom Festival
Até dia 31 de outubro você pode enviar sua proposta para o Festival, que tem um fundo especial para colaborar com as passagens para quem é de países do Sul.

Oportunidades
Oficial de Programa – Digital Freedom Fund – Berlim ou Amsterdam
Profissional de Comunicação – região da Mantiqueira

Outros Boletins
ISA – Instituto Sócio-Ambiental – Programa Monitoramento de Áreas Protegidas
Instituto Update – Inovação Política na América Latina

plugins premium WordPress